domingo, 24 de maio de 2020

10 discos que influenciaram a Tropicália






Atividade: Escolher duas músicas dos discos que influenciaram a Tropicália (abaixo estão algumas sugestões) e escreva uma resenha sobre elas levando em consideração o contexto em que foram escritas e respondendo as seguintes questões:

1-) Escreva o nome as duas canções e artistas que você irá analisar.

2-) Quais os temas centrais da letra e o seu significado?

3-)  Em relação à maneira como os artistas se expressam na letra, qual o sentimento ou crítica os artistas quiseram passar?






10 - The Who - My Generation 




09 - Pink Floyd - The Piper at the Gates of Dawn




08 - The Doors 




07 - Jimi Hendrix - Are You Experienced




06 - Luiz Gonzaga - O história do nordeste na voz de Luiz Gonzaga




05 - Bob Dylan - Highway 61 Revisited




04 - Roberto Carlos - Jovem Guarda




03 - Beach Boys - Pet Sounds




02 - João Gilberto - Chega de Saudade




01 - The Beatles - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band





sexta-feira, 22 de maio de 2020

Os melhores filmes sobre a Segunda Guerra Mundial


ATIVIDADE

Escolha duas cenas dos filmes abaixo e escreva uma resenha sobre elas.

Entrega:
cicerof@prof.educacao.sp.gov.br 


OS FALSÁRIOS



Sinopse:
1944. Após ser preso e levado a um campo de concentração, Salomon Sorowitsch concorda em ajudar os nazistas em uma operação de falsificação criada para financiar os esforços de guerra. Neste processo mais de 130 milhões de libras esterlinas foram impressas. Como o Reich sabia que o fim da guerra estava próximo, ordenou que fossem impressas notas na moeda dos inimigos da Alemanha. A intenção era que esta atitude minasse a economia dos países e, ao mesmo tempo, ajudasse os cofres alemães. Tratava-se da Operação Bernhard, que contou com a participação de prisioneiros de diversos campos de concentração.


O RESGATE DO SOLDADO RYAN



Sinopse:
Após o Dia D, um grupo de soldados norte-americanos entram além das linhas inimigas para recuperar um paraquedista cujos irmãos foram mortos em combate.

O PIANISTA



Sinopse:
Um músico judeu polonês luta para sobreviver a destruição do gueto de Varsórvia durante a Segunda Guerra Mundial.


O MENINO DO PIJAMA LISTRADO



Sinopse:
Durante a Segunda Guerra Mundial, uma estória através dos olhos inocentes de Bruno, o filho de oito anos de um campo de concentração, cuja amizade proibida com um garoto judeu do outro lado da cerca do campo de concentração terá consequências inesperadas.


JOJO RABBIT



Sinopse:
Jojo é um garoto alemão solitário que descobre que sua mãe está escondendo uma garota judia no sótão. Ajudado apenas por seu amigo imaginário, Adolf Hitler, Jojo deve enfrentar seu nacionalismo cego enquanto a Segunda Guerra Mundial prossegue.


FUGINDO DO INFERNO



Sinopse:
Prisioneiros de guerra aliados planejam escapar de um campo de concentração alemão durante a Segunda Guerra Mundial.


FUGA PARA A VITÓRIA



Sinopse:
Ao mesmo tempo que prisioneiros de guerra nazistas se preparam para um jogo de futebol contra a seleção alemã para disputar a possa da Paris ocupada pelos nazistas, a Resistência Francesa e os oficiais britânicos estão planejando a fuga da equipe.


ESPERANÇA E GLÓRIA



Sinopse:
Um garoto de nove anos chamado Bill cresce em Londres durante a Blitz da Segunda Guerra Mundial. Durante esse período, Bill aprende sobre sexo, morte, amor, hipocrisia e os defeitos dos adultos enquanto perambula pelas ruínas das casas bombardeadas na Avenida Rosehill.


DUNKIRK



Sinopse:
Soldados aliados da Bélgica, do Império Britânico e da França está cercados pelo exército nazista, e fazem uma evacuação desesperada nas praias de Dunquerque, no norte da França.


A QUEDA! AS ÚLTIMAS HORAS DE HITLER



Sinopse:
Traudl Junge, a secretária de Adolf Hitler em seus dias finais, conta os últimos dias da vida do ditador em seu Bunker em Berlin no final da Segunda Guerra Mundial e o exército soviético prestes a invadir a cidade.


A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS



Sinopse:
Durante a Segunda Guerra Mundial a jovem Liesel encontra consolo roubando livros e dividido-os com outros. Enquanto isso no porão de sua casa, um regufiado judeu é protegido pelos pais adotivos dela.




quarta-feira, 20 de maio de 2020

Os melhores filmes sobre a Idade Moderna



ATIVIDADE

Escolha duas cenas dos filmes abaixo e escreva uma resenha sobre elas.

Entrega:
cicerof@prof.educacao.sp.gov.br 




A OUTRA



Sinopse:
Henrique VIII fez sucesso com as mulheres. Este filme retrata a disputa entre as irmãs Ana e Maria Bolena pelo amor do rei: uma casou com ele, enquanto a outra havia sido sua amante.


A BRUXA



Sinopse:
Nova Inglaterra, década de 1630. O casal William e Katherine leva uma vida cristã com suas cinco crianças em uma comunidade extremamente religiosa, até serem expulsos do local por sua fé diferente daquela permitida pelas autoridades. A família passa a morar num local isolado, à beira do bosque, sofrendo com a escassez de comida. Um dia, o bebê recém-nascido desaparece. Teria sido devorado por um lobo? Sequestrado por uma bruxa? Enquanto buscam respostas à pergunta, cada membro da família seus piores medos e seu lado mais condenável.




A PRINCESA ESPANHOLA



Sinopse:
A bela princesa espanhola, Catarina de Aragão, passa a fazer parte da linhagem real da Inglaterra e está de olho no trono.


A RAINHA MARGOT



Sinopse:
A jovem rainha Margot está presa em um casamento arranjado e entre uma guerra religiosa entre católicos e protestantes. Ela espera escapar com um novo amor, mas se encontra aprisionada por sua cruel e poderosa família. A história da rainha Margarida de Valois e da Noite de São Bartolomeu.Baseado no romance histórico escrito por Alexandre Dumas e publicado em 1845.



1492: A CONQUISTA DO PARAÍSO




Sinopse:
A descoberta da América por Cristovão Colombo e o efeito disso nos povos indígenas.


AMADEUS



Sinopse:
A incrível história de Wolfgang Amadeus Mozart, contada por seu colega e rival secreto Antonio Salieri - agora confinado a uma manicômio.


BARRY LYNDON



Sinopse:
Um trapaceiro irlandês conquista o coração de uma viúva rica e assume a posição aristocrática de seu falecido marido na Inglaterra do século 18.


CASANOVA




Sinopse:
Heath Ledger atua no papel de Casanova (1725-1798), o homem que, após falhar em ganhar a afeição de uma mulher veneziana, luta para descobrir o verdadeiro significado do amor.


CROMWELL




Sinopse:
Oliver Cromwell não pode mais tolerar as políticas do rei Charles I e da classe governante, isso leva a um guerra civil que colocará o parlamento como supremo governante da Inglaterra.


ELIZABETH




Sinopse:
Um filme sobre os primeiros anos do reinado da rainha Elizabeth I da Inglaterra, e suas difíceis tarefa: aprender a ser uma monarca.


GIORDANO BRUNO




Sinopse:
Fugindo de seus inimigos da igreja católica, o livre pensador, filósofo, poeta e cientista Giordano Bruno (1548-1600) encontrou alguma proteção em Veneza. Mas a Inquisição romana, temendo sua influência na Europa, quer trazê-lo a julgamento por heresia.


LUTERO




Sinopse:
No começo do século 16 um monge idealista alemão chamado Martinho Lutero, enojado pelo materialismo da igreja, começa a liderar a reforma protestante.


MARIA ANTONIETA
Marie Antoinette




Sinopse:
A história da icônica rainha, Maria Antonieta. Desde sua coroação e casamento com o rei Luis XIV aos 15 anos, até seu reinado como rainha aos 19 e o fim do seu reino e a queda de Versalhes com a revolução francesa.


A MISSÃO
The Mission




Sinopse:
Século 18. Jesuítas espanhóis tentam proteger uma tribo indígena da América do Sul, que está em perigo devido a político pró-escravidão dos portugueses.











segunda-feira, 18 de maio de 2020

Os melhores filmes sobre a Pré-História



ATIVIDADE

Escolha duas cenas dos filmes abaixo e escreva uma resenha sobre elas.

Entrega:
cicerof@prof.educacao.sp.gov.br 









A Guerra do Fogo (1981) – Direção: Jean-Jacques Annaud


A reconstituição da pré-história, tendo como eixo a descoberta do fogo. A saga de uma tribo e seu líder, Naoh, que tenta recuperar o precioso fogo recém-descoberto e já roubado. Através dos pântanos e da neve, Naoh, encontra três outras tribos, cada uma em um estágio diferente de evolução, caminhando para a atual civilização em que vivemos.






10.000 a.C. (2008) - Direção Roland Emmerich


Um filme épico sobre um caçador de mamutes em uma viagem por território desconhecido, na tentativa de garantir a segurança de sua tribo. Quando um bando de perigosos guerreiros sequestra sua amada, ele é obrigado a liderar um pequeno grupo em uma expedição de resgate. IMPORTANTE: Observe as contradições históricas do filme. Analise os erros do roteiro!





2001: Uma Odisseia no Espaço (2001: A Space Odyssey, 1968, EUA/Reino Unido, dir.: Stanley Kubrick) – por Larissa Padron

Quem ouve o clássico “Assim Falou Zaratustra“, de Richard Strauss, e não pensa em um macaco com um osso na mão provavelmente tiraria zero em uma prova de referências cinematográficas.


Em 1968, Stanley Kubrick chocou o público ao iniciar 2001: Uma Odisseia no Espaço, uma ficção científica futurista, com uma longa cena na pré-história. O segmento de abertura do filme, "A Aurora do Homem", mostra uma reunião de primatas (usando uma maquiagem impressionante para a época), o famoso monolito e como tudo muda na história da humanidade quando um de nossos antepassados aprende a usar um osso como arma.


Osso que se transforma em uma das maiores e mais geniais elipses temporais da história do cinema.





A História do Mundo: Parte 1 (History of the World: Part I, 1981, EUA, dir.: Mel Brooks) – por Renato Silveira


Paródia de filmes históricos e épicos, A História do Mundo: Parte 1 começa fazendo uma referência a 2001: Uma Odisseia no Espaço com o intertítulo “A Aurora do Homem”. Neste segmento, narrado por ninguém menos que Orson Welles, Mel Brooks coloca homens da caverna como criadores não apenas do fogo, mas também do casamento, da arma e da arte. “E claro, com o nascimento do artista, veio a inevitável placenta... o crítico”, ironiza o narrador.






MISTÉRIOS DA HUMANIDADE (1989)


PRODUÇÃO / REALIZAÇÃO - The National Geographic Society

Quem somos nós, de onde vimos? Descubra os vestígios enterrados no tempo ... Aprecie os instrumentos de pedra lascada dos nossos antepassados, desenterre esqueletos fossilizados com mais de um milhão de anos.
Estas são algumas das pistas de um dos mistérios da humanidade: As origens da raça humana. Junte-se aos cientistas na descoberta de novos factos sobre a evolução humana e aprofunde os seus conhecimentos.





Ao: O Último Neandertal


DIRETOR: Jacques Malaterre
SINOPSE: Quando o seu clã, incluindo sua esposa e filha Néa são massacrados,Ao, um Neandertal decide deixar o norte do país onde vive para ir para o Sul, onde ele nasceu. Seu objetivo é juntar-se com seu irmão gémeo, de quem ele se separou quando ele tinha nove anos. Em seu longo caminho de volta para casa o neandertal encontra Aki, uma Homo Sapiens mulher



fontes
1- https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/70-filmes-para-voce-estudar-historia/
2- http://www1.ci.uc.pt/ihti/proj/cinema/prehis.htm
3- https://cinemaemcena.com.br/coluna/ler/413/cinco-momentos-em-que-o-cinema-foi-a-pre-historia
4- https://outraspalavras.net/outrasmidias/50-filmes-para-conhecer-criticamente-a-historia/
5- https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/25-filmes-indispensaveis-para-voce-estudar-historia/

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Atividade Globalização






Com base no vídeo acima, responda as questões:


1-) O que é a globalização? 

2-) Como podemos dividir as fases da globalização? Escreva em que época ocorreram e suas características.

3-) Cite três características da globalização.

4-) Qual o ponto negativo da globalização?

5-) Como o geógrafo Milton Santos divide a globalização?


Entrega: 20/05, no email: cicerof@prof.educacao.sp.gov.br 


segunda-feira, 11 de maio de 2020

Atividade - Mi Casa, Tu Casa





Atividade:

Quais os três lugares que você mais gostou? Por que?

Entregar até dia 18 de maio no email cicerof@prof.educacao.sp.gov.br



Atividade sobre as 13 Colônias



Responda:

1-) Qual a razão que levaram os primeiros colonos a migrarem para a América do Norte?

2-) Quais as características das colônias ao norte das 13 Colônias?

3-) Quais as características das colônias ao sul das 13 Colônias?




sábado, 9 de maio de 2020

Chiquinha Gonzaga




Assista ao vídeo acima sobre Chiquinha Gonzaga e responda:

Por que Chiquinha Gonzaga foi importante, além da música, em questões sociais como o abolicionismo e o feminismo no Brasil?


Entrega: 15/05 em 

cicerof@prof.educacao.sp.gov.br






sexta-feira, 8 de maio de 2020

Atividade sobre as influências do Tropicalismo





Questões:

1-) Escolha três artistas da Semana de Arte Moderna de 1922 e explique suas técnicas artísticas.

2-) Como você associaria o enredo do filme Terra em Transe de Glauber Rocha aos dias atuais?

3-) Analise um poema dentre os concretistas Décio Pignatari, Augusto de Campos ou de Haroldo de Campos.

4-) Compare as técnicas utilizadas pelos artistas da Pop Art: Roy Lichtenstein e Andy Worhol.


Entrega: 15/05.

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Atividade - Primeira Guerra Mundial

Assista o vídeo e responda as questões abaixo:


1-) Quais as principais fatos que desencadearam na Primeira Guerra Mundial?

2-) Quail o estopim para o início da guerra?

3-) Como se formaram as alianças?

4-) Quais as fases da Primeira Guerra Mundial?

5-) O que foi o Tratado de Versalhes?







terça-feira, 5 de maio de 2020

União Ibérica - Portugal e Brasil no século XVII







A União Ibérica representou a união dos países ibéricos (Portugal e Espanha) no período de 1580, com a morte de Dom Sebastião de Portugal, até 1640, ano do Golpe de Restauração de Portugal.

Em 04 de agosto de 1578, na Batalha de Alcácer Quibir, em Marrocos, África, ocorrera um fato que veio representar a mentalidade portuguesa durante séculos: O Sebastianismo. Esse mito que surgira em torno da figura do jovem Rei de Portugal, Dom Sebastião, "O Desejado", foi o fulcro necessário para a União das Coroas Ibéricas. Assim, com o suposto sumiço do Rei de Portugal na batalha, as consequências foram inusitadas, gerando uma crise dinástica, o que deixou o povo português desolado, os quais foram comandados, a partir daquele momento, pelo rei de Espanha: Dom Felipe II, da Dinastia de Hasburgo.




Dom Henrique, tio-avô de Dom Sebastião, que supostamente seria o herdeiro do trono português, veio falecer em 1580, deixando o trono sem um herdeiro legítimo, o que levou a dominação espanhola que durou até 1640, com a Restauração de Portugal. No entanto, o herdeiro mais próximo de Dom Henrique era Dom Felipe II da Espanha, figura a quem o trono foi concedido. Ainda que algumas figuras de Portugal (Dona Catarina de Bragança e Dom Antonio, Prior de Crato) tentaram se candidatar ao cargo, Dom Felipe II foi considerado o legítimo herdeiro de Dom Sebastião.

Um fator importante que gerou consequências com a União das Coroas fora os territórios que Portugal e Espanha conquistaram a partir do século XVI com as grandes navegações. Portugal, a maior potência marítima europeia do século XVI, havia chegada na América em 1500, no território que hoje pertence ao Brasil. A Espanha, no entanto, chegou na América Central, em 1492. Para que não houvesse contendas entre os dois países ibéricos, foi assinado o Tratado de Tordesilhas (1494) delimitando as áreas de conquistas e exploração de cada país, no continente americano.

Observe que após a União das Coroas Ibéricas, as limitações impostas pelo Tratado de Tordesilhas não foram respeitadas, o que gerou novas contendas entre Portugal e Espanha. Para além disso, a Espanha que estava em disputa com os holandeses, os quais ansiavam pela conquista de uma parte do território da América, fez eclodir inúmeras batalhas entre Portugal e Holanda, a partir de 1624, com o intuito de manter controle sobre a produção e o comércio de açúcar que vigorava no Nordeste do Brasil.



Ameaças ao Domínio Português


Nos primeiros anos logo depois da descoberta, a presença de piratas e comerciantes franceses no litoral brasileiro foi constante.

A invasão francesa se deu em 1555, quando conquistaram o Rio de Janeiro, fundando ali a "França Antártica", sendo expulsos em 1567.

Em 1612, os franceses invadiram o Maranhão, ali fundaram a "França Equinocial" e a povoação de São Luís, onde permaneceram até 1615, quando foram novamente expulsos.

Os ataques ingleses no Brasil se limitaram a assaltos de piratas e corsários que saquearam alguns portos. Invadiram as cidades de Santos e Recife e o litoral do Espírito Santo.




As duas invasões holandesas no Brasil se deram durante o período em que Portugal e o Brasil estavam sob o domínio espanhol. A Bahia, sede do Governo Geral do estado do Brasil, foi invadida, mas a presença holandesa durou pouco tempo (1624-1625).

Em 1630, a capitania de Pernambuco, o maior centro açucareiro da colônia, foi invadida por tropas holandesas.

A conquista foi consolidada em 1637, com a chegada do governante holandês o conde Maurício de Nassau. Ele conseguiu firmar o domínio holandês em Pernambuco e estendê-lo por quase todo o nordeste do Brasil.

A cidade do Recife, o centro administrativo, foi urbanizada, saneada, pavimentada, foram construídos pontes, palácios e jardins. O governo de Maurício de Nassau chegou ao fim em 1644, mas os holandeses só foram expulsos em 1654.



A Expulsão dos Holandeses


Entretanto, com a expulsão definitiva dos holandeses território português, gerou uma grave crise econômica, visto que os holandeses passaram a cultivar o produto nas Antilhas (América Central), e a comercializarem a preços mais baixos no continente europeu. Essa concorrência entre o açúcar produzido no Brasil e nas Antilhas, provocou o fim do monopólio português do mercado açucareiro.

Assim, como consequências da União Ibérica temos além das invasões holandesas, as invasões francesas no território brasileiro; e, em Portugal, em 1640, com o Golpe de Restauração, Portugal adquire sua autonomia política, com a chegada da Dinastia de Bragança, trono ocupado por D. João IV, levando ao fim da União Ibérica.



Fonte: Toda Matéria.

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Atividade de Geografia - Europa

Questões 

1-) Quais os mares que banham a Europa?

2-) Qual o nome da fronteira natural que separa a Europa da Ásia?

3-) Quais as regiões que formam a Europa e quais as suas características?

4-) Quais os principais rios que formam a hidrografia da Europa?

5-) Quais as características do clima europeu?

6-) Quais os menores e os maiores países da Europa?

7-) Qual a densidade demográfica da Europa? Por que a Europa tem a população mais envelhecida do mundo?

8-) Por que tem crescido a xenofobia no continente europeu?

9-) Explique o que é a União Europeia.

10-) O que é o Brexit?


Atenção: 
As respostas devem ser enviadas para o email institucional: 

cicerof@prof.educacao.sp.gov.br







domingo, 3 de maio de 2020

1o Ano Ensino Médio - Atividade 01 - Povos da Antiguidade



Parte 1- Diferenciar as civilizações da Antiguidade: 

a-) Hebreus,
b-) Fenícios,
c-)Persas,
d-)Índia e
e-)China,

nos seguintes aspectos:
-Política
-Economia
-Sociedade
-Cultura/Religião

2- Explique os períodos da história do Antigo Egito: Antigo, Médio e Novo Império.

3- Como estava dividida a sociedade egípcia?

4- Explique os processos de mumificação.

5- Explique o processo de construção das pirâmides.

6- Quem foi Cleópatra? (mínimo cinco linhas)

Parte 2 - Escute o podcast e assista aos vídeos e responda:

1- Quando e onde foi escrita "A Epopeia de Gilgamesh"?
2- Como Gilgamesh foi criado e como era o seu comportamento?
3- Como foi criado Enkidu? Quais suas características?
4- Como foi o encontro de Gilgamesh e Enkidu?
5- Como eram vistas as prostitutas na Súmeria?
6- Qual a mensagem dos deuses para Enkidu?
7- Quais as consequências do desentendimento entre Ishtar e Gilgamesh?
8- Quem é Utnapishtim e qual a sua importância para essa história?
9- O que foi o dilúvio?
10- Qual o sentido da vida segundo "A Epopeia de Gilgamesh"?

Podcast:http://anticast.com.br/2016/07/anticast/anticast-242-mesopotamia-e-seus-mitos/

Vídeos:
1- https://www.youtube.com/watch?v=Eqy8NA6cmYw
2- https://www.youtube.com/watch?v=A1TcYp-ne-s3- https://www.youtube.com/watch?v=QSnjTUGrto4

Mi Casa, Tu Casa - Aula 02 - Atividade


Atividade 01

Veja o vídeo abaixo e selecione 20 palavras que acha importante em uma viagem pela América Latina





Email para entrega de trabalhos e atividades:

cicerof@prof.educacao.sp.gov.br

Primeira Guerra Mundial





A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi o resultado dos atritos permanentes provocados pelo imperialismo das grandes potências europeias.

A Grande Guerra, como era denominada antes de acontecer a Segunda Guerra Mundial, foi um conflito em escala global. Começou na Europa e envolveu os território coloniais.

Dois blocos enfrentaram-se: a Tríplice Aliança, formada pela Alemanha, Áustria e Itália, e a Tríplice Entente formada pela França, Inglaterra e Rússia.

A contenda envolveu 17 países dos cinco continentes como: Alemanha, Brasil, Áustria-Hungria, Estados Unidos, França, Império Britânico, Império Turco-Otomano, Itália, Japão, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino da Romênia, Reino da Sérvia, Rússia, Austrália e China.

A guerra deixou 10 milhões de soldados mortos e outros 21 milhões ficaram feridos. Também 13 milhões de civis perderam a vida.



Causas da Primeira Guerra Mundial




Desde o final do século XIX o mundo vivia em tensão. O extraordinário crescimento industrial possibilitou a Corrida Armamentista, ou seja: a produção de armas numa quantidade jamais imaginada.

O expansionismo do Império Alemão e sua transformação na maior potência industrial da Europa fizeram brotar uma enorme desconfiança entre a Alemanha e França, Inglaterra e Rússia.


Antecedentes


Acrescentamos as antigas rivalidades entre França e Alemanha, Rússia e Alemanha, e Reino Unido e Alemanha. Também os desentendimentos quanto às questões de limite nas colônias gerados pela Conferência de Berlim (1880).

O antigermanismo francês se desenvolveu como consequência da Guerra Franco-Prussiana. A derrotada França foi obrigada a entregar aos alemães as regiões de Alsácia e Lorena, esta rica em minério de ferro.

A rivalidade russo-germânica foi causada pela pretensão alemã de construir uma estrada de ferro ligando Berlim a Bagdá. Além de passar por regiões ricas em petróleo onde os russos pretendiam aumentar sua influência.

O antigermanismo inglês se explica pela concorrência industrial alemã. Às vésperas da guerra os produtos alemães concorriam em mercados que eram dominados pela Inglaterra.

Todas essas questões tornaram o conflito inevitável a medida que acirravam os choques de interesse econômico e político entre as potências industrializadas.


Estopim




A rede de alianças era uma bomba armada pronta para explodir.

Em 1908, a Áustria anunciou a anexação da Bósnia-Herzegovina, contrariando os interesses sérvios e russos.

A fim de mostrar uma boa relação entre os novos súditos, o herdeiro do trono Austríaco, Francisco Ferdinando, fez uma visita à região junto com sua esposa.

No dia 28 de junho de 1914, um estudante bósnio assassinou o herdeiro do trono austríaco Francisco Ferdinando e sua esposa, em Sarajevo, capital da Bósnia.

Esse duplo assassinato foi o pretexto para a explosão da Primeira Guerra Mundial que durou até 11 de novembro de 1918.


Fases da Primeira Guerra Mundial




No começo do conflito, as forças se equilibravam, em número de soldados, diferentes eram os equipamentos e os recursos.

A Tríplice Entente não tinha canhão de longo alcance, mas dominava os mares, graças ao poderio inglês.

Os tanques de guerra, os encouraçados, os submarinos, os obuses de grosso calibre e a aviação, entre outras inovações tecnológicas da época, constituíram artefatos bélicos de grande poder de destruição.

Com artilharia pesada e 78 divisões, os alemães passaram pela Bélgica, violando a neutralidade deste país. Venceram os franceses na fronteira e rumaram para Paris.

O governo francês transferiu-se para Bordeaux e na Batalha de Marne, conteve os alemães, que recuaram.

Depois, franceses e alemães firmaram posições cavando trincheira ao longo de toda a frente ocidental. Protegidos por arame farpado, os exércitos se enterravam em trincheira, onde a lama, o frio, os ratos e o tifo mataram tanto quanto as metralhadoras e canhões. Este momento é chamado de Guerra de Trincheiras.

Em 1917, os Estados Unidos, que se mantivera fora da guerra, apesar de emprestar capitais e vender armas aos países da Entente, principalmente à Inglaterra, entra no conflito.

Declarou guerra à Alemanha, por temer seu poderio imperialista e industrial.

Nesse mesmo ano a Rússia, saiu do conflito, por conta da Revolução de 1917, que derrubou o czar e implantou o regime socialista.


Consequências


Embora a Alemanha continuasse sofrendo sucessivas derrotas, seus aliados tivessem se rendido, o governo alemão continuava na guerra. Esfomeado e cansado, o povo alemão se revoltou e os soldados e operários forçaram o kaiser (imperador) a abdicar.

Formou-se um governo provisório e foi proclamada a República de Weimar. No dia 11 de novembro de 1918, o novo governo assinou a rendição alemã. A Primeira Guerra chegava ao fim, mas a paz geral só foi firmada em 1919, com a assinatura do Tratado de Versalhes.

As reações aos efeitos do tratado estão entre as principais consequências da Primeira Guerra Mundial.

Sendo assim, em 1939, pouco mais de 20 anos depois, provocaram a Segunda Guerra Mundial.

A Grande Guerra deixou profundas consequências para todo o mundo. 

Podemos destacar:
  • redesenhou o mapa político da Europa e do Oriente Médio;
  • marcou a queda do capitalismo liberal;
  • motivou a criação da Liga das Nações;
  • permitiu a ascensão econômica e política dos Estados Unidos.



Brasil na Primeira Guerra Mundial

Em abril de 1917, os alemães afundaram no canal da Mancha o navio mercante brasileiro Paraná. Em represália, o Brasil rompe relações com os agressores.

Em outubro, outro navio brasileiro, o Macau, é atacado. No final de 1917, desembarca na Europa uma equipe médica e soldados para auxiliar a Entente.



Fonte: Toda Matéria.