ATIVIDADE
Escolha duas cenas dos filmes abaixo e escreva uma resenha sobre elas.
Entrega:
cicerof@prof.educacao.sp.gov.br
A Guerra do Fogo (1981) – Direção: Jean-Jacques Annaud
A reconstituição da pré-história, tendo como eixo a descoberta do fogo. A saga de uma tribo e seu líder, Naoh, que tenta recuperar o precioso fogo recém-descoberto e já roubado. Através dos pântanos e da neve, Naoh, encontra três outras tribos, cada uma em um estágio diferente de evolução, caminhando para a atual civilização em que vivemos.
10.000 a.C. (2008) - Direção Roland Emmerich
Um filme épico sobre um caçador de mamutes em uma viagem por território desconhecido, na tentativa de garantir a segurança de sua tribo. Quando um bando de perigosos guerreiros sequestra sua amada, ele é obrigado a liderar um pequeno grupo em uma expedição de resgate. IMPORTANTE: Observe as contradições históricas do filme. Analise os erros do roteiro!
2001: Uma Odisseia no Espaço (2001: A Space Odyssey, 1968, EUA/Reino Unido, dir.: Stanley Kubrick) – por Larissa Padron
Quem ouve o clássico “Assim Falou Zaratustra“, de Richard Strauss, e não pensa em um macaco com um osso na mão provavelmente tiraria zero em uma prova de referências cinematográficas.
Em 1968, Stanley Kubrick chocou o público ao iniciar 2001: Uma Odisseia no Espaço, uma ficção científica futurista, com uma longa cena na pré-história. O segmento de abertura do filme, "A Aurora do Homem", mostra uma reunião de primatas (usando uma maquiagem impressionante para a época), o famoso monolito e como tudo muda na história da humanidade quando um de nossos antepassados aprende a usar um osso como arma.
Osso que se transforma em uma das maiores e mais geniais elipses temporais da história do cinema.
A História do Mundo: Parte 1 (History of the World: Part I, 1981, EUA, dir.: Mel Brooks) – por Renato Silveira
Paródia de filmes históricos e épicos, A História do Mundo: Parte 1 começa fazendo uma referência a 2001: Uma Odisseia no Espaço com o intertítulo “A Aurora do Homem”. Neste segmento, narrado por ninguém menos que Orson Welles, Mel Brooks coloca homens da caverna como criadores não apenas do fogo, mas também do casamento, da arma e da arte. “E claro, com o nascimento do artista, veio a inevitável placenta... o crítico”, ironiza o narrador.
MISTÉRIOS DA HUMANIDADE (1989)
PRODUÇÃO / REALIZAÇÃO - The National Geographic Society
Quem somos nós, de onde vimos? Descubra os vestígios enterrados no tempo ... Aprecie os instrumentos de pedra lascada dos nossos antepassados, desenterre esqueletos fossilizados com mais de um milhão de anos.
Estas são algumas das pistas de um dos mistérios da humanidade: As origens da raça humana. Junte-se aos cientistas na descoberta de novos factos sobre a evolução humana e aprofunde os seus conhecimentos.
Ao: O Último Neandertal
DIRETOR: Jacques Malaterre
SINOPSE: Quando o seu clã, incluindo sua esposa e filha Néa são massacrados,Ao, um Neandertal decide deixar o norte do país onde vive para ir para o Sul, onde ele nasceu. Seu objetivo é juntar-se com seu irmão gémeo, de quem ele se separou quando ele tinha nove anos. Em seu longo caminho de volta para casa o neandertal encontra Aki, uma Homo Sapiens mulher
fontes
1- https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/70-filmes-para-voce-estudar-historia/
2- http://www1.ci.uc.pt/ihti/proj/cinema/prehis.htm
3- https://cinemaemcena.com.br/coluna/ler/413/cinco-momentos-em-que-o-cinema-foi-a-pre-historia
4- https://outraspalavras.net/outrasmidias/50-filmes-para-conhecer-criticamente-a-historia/
5- https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/25-filmes-indispensaveis-para-voce-estudar-historia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário